Imagem responsiva
Diversas farmácias e drogarias associadas à ABCFARMA, muitas delas próximas à sua casa, já possuem recipientes de coleta desses materiais dentro das lojas.

Deposite ali, quando for à farmácia, seus medicamentos vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados - assim como suas embalagens. A chamada Logística Reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios que viabilizam a coleta e a destinação ambiental correta de diversos tipos de resíduos, a fim de evitar desperdício e poluição.

img-logrev

Da produção até o consumo, existem diversos processos envolvidos nesse sistema - que começam na extração da matéria-prima e passam pela indústria e pelo comércio, até chegar a você. Muitas vezes, após o consumo ou desuso, restam resíduos que não raramente são gerenciados de forma incorreta.

A Logística Reversa garante que tais resíduos tenham um destino ecologicamente adequado, de forma a evitar impactos ambientais. Mas, para que isso aconteça, é preciso que eles sejam descartados em pontos de coleta destinados especificamente a esse fim.

A Logística Reversa de Medicamentos vencidos ou em desuso nos domicílios e suas embalagens congrega diversos agentes da sociedade. No mercado farmacêutico, especificamente, fabricantes e importadores, distribuidores, farmácias e drogarias – e, num papel fundamental, você, consumidor.

Imagem responsiva

Veja, ao lado, tudo que você precisa saber sobre Logística Reversa de Medicamentos

Entrevista com João Carlos Redondo, maior especialista brasileiro em LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS, que explica aqui, em detalhes práticos, todas as etapas e as exigências legais da nova política de descarte de medicamentos vencidos ou em desuso que aos poucos vai enquadrar a maior parte da farmácias brasileiras.


Apoio: NOVA QUIMICA

video
Entrevista: João Carlos Redondo, maior especialista brasileiro em Logistica Reversa de Medicamentos.

Clique na imagem acima, para assistir video da entrevista

Materiais de Apoio
...

05 Ago, 2022

Orientações sobre logística reversa de medicamentos e suas embalagens
Saiba mais
...

25 Jun, 2021

Implementação do sistema de logística reversa de medicamentos
Saiba mais
Midía
video
Gasta-se menos do que você imagina | É de Farmácia - Programa 205

ENCONTRE PONTOS DE DESCARTE

Conte com as farmácias associadas à ABCFARMA para proteger o meio ambiente e a saúde de todos.

Pesquisar


Imagem responsiva
Loading...

{{e.razao_social}}
{{e.endereco}} {{e.numero}} {{e.complemento}} - {{e.bairro}}
CEP: {{e.cep}}

{{e.cidade}} / {{e.uf}}

Nenhum registro encontrado!